Centro de Atendimento ao Turista em Caxias do Sul

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Caxias do Sul.

A história de Caxias do Sul começa quando a região era percorrida por tropeiros, ocupada por índios e chamada Campo dos Bugres. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos em busca de um lugar melhor para viver.

Após as lutas da unificação italiana (1870) os colonos daquele país necessitavam terras para agricultura, pois os prejuízos foram enormes. Paralelamente, o Imperador D. Pedro II resolveu trazer para o Sul imigrantes italianos. Em 1875 chegaram à Porto Alegre as primeiras famílias vindas da Itália; foram levados para o antigo Porto Guimarães, hoje cidade de São Sebastião do Caí; subindo o rio Caí, chegaram ao chamado “Campo dos Bugres”.

Caxias do SulO Governo Imperial era responsável pelo transporte oceânico, divisão e distribuição dos lotes com 63 hectares de área para cada família, abertura de estradas para as novas colônias, ferramentas e sementes.

Como os lotes de 63 hectares eram muito grandes, gradativamente foram reduzidos para 44, 30 e 25 hectares. Estes lotes eram pagos no prazo de 5 e 15 anos.

Um ano depois, no local onde hoje está localizada a sede, estavam instalados dois mil colonos. Em 1877, como homenagem a Duque de Caxias, foi denominada “Colônia de Caxias”.

No dia 20 de junho de 1890 foi então criado o Município, e a 24 de agosto do mesmo ano, foi efetivada a sua instalação. No dia 1° de junho de 1910, Caxias foi elevada à categoria de cidade e, neste mesmo dia, chegava o primeiro trem, ligando a região à capital do Estado.

Vários ciclos econômicos marcaram a evolução de Caxias do Sul ao longo destes séculos: do cultivo da uva e do vinho ao segundo polo metalmecânico do Brasil. Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação.

Ao lado do lastro cultural itálico, convive a tradição gaúcha. A garra e determinação herdadas dos imigrantes são a marca do povo caxiense. A ele foi erguido, em 1954, o Monumento Nacional ao Imigrante, na cidade da Festa da Uva. “Somos uma nação de nações. É justo que se erguesse aqui esse marco memorável”, disse na ocasião da inauguração, o presidente Getúlio Vargas.

Caxias do Sul é o polo centralizador da região mais diversificada do Brasil. Em 2015 comemora 125 anos de desenvolvimento com laboriosos trabalhadores numa soma de diversidades, vinícolas, parque industrial e um comércio rico e dinâmico.

Além disso, Caxias do Sul vem se preparando para oferecer cada vez mais serviços qualificados e diversificados e isso atrai milhares de turistas a Caxias do Sul todos os anos.

Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

São espaços direcionados para esclarecimento de informações sobre a cidade aos turistas. No local, é possível adquirir mapas. Em todas as unidades, há atendimento bilíngue.

Confira onde encontrar um CAT:

CAT Dante Alighieri
Local: Praça Dante Alighieri
Endereço: Esquina das ruas Sinimbu e Dr. Montaury, – Centro

CAT Estação Rodoviária
Local: Estação Rodoviária de Caxias do Sul
Endereço: Rua Ernesto Alves, 1341 – Centro

CAT Aeroporto
Local: Aeroporto Regional de Caxias do Sul – Hugo Cantergiani
Endereço: Av. Salgado Filho, 3451 – Bairro São Leopoldo
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18:30h, e sábado das 8h às 13h.

CAT Festa da Uva
Local: Pavilhões da Festa da Uva